A Renosp

A RENOSP-LGBTI+ é a livre associação de agentes LGBTI+ que trabalham nas diversas instituições de segurança pública no Brasil, criada para o enfrentamento da LGBTIfobia no país e para a garantia da liberdade de orientação sexual e de identidade de gênero no âmbito da segurança pública.

 

O surgimento da rede ocorreu no II Seminário Nacional de Segurança Pública sem Homofobia-II SENASEP, realizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública-SENASP e Ministério da Justiça-MJ, por intermédio do Grupo de Trabalho de Combate à Homofobia-GTCH, realizado no Rio de Janeiro, no ano de 2010, que aconteceu concomitantemente ao I Encontro Nacional de Operadores de Segurança Pública LGBTs, também promovido pela SENASP.

Neste primeiro encontro foram nomeados o coordenador nacional e os coordenadores estaduais, com representatividade em vários estados e no Distrito Federal. Desde então, ainda com a denominação RENOSP LGBT, buscou sedimentar-se, o que inicialmente se daria pela publicação de uma portaria do Ministério da Justiça, conforme estabelecido no II SENASEP. Porém, tal publicação nunca aconteceu, o que não impediu que a RENOSP continuasse a se organizar, crescer e a se articular.

Objetivos
Institucionais

• Representar os operadores de segurança pública LGBTI+ diante das questões relacionadas à segurança pública para esta população em todo território nacional, em todas as esferas e instâncias dos poderes públicos federal, estadual e municipal;

• Atuar no âmbito das instituições de segurança pública sempre que forem denunciadas práticas discriminatórias baseadas em LGBTIfobia dentro das instituições;

• Tornar-se referência na produção de conhecimento e propagação de boas práticas pautadas no respeito à diversidade e à dignidade da pessoa humana;

• Criar uma rede de apoio e suporte por parte dos operadores de segurança pública LGBTI+;

• Criar ações concretas que possam fomentar a garantia dos direitos e proteção das pessoas LGBTI+ no Brasil;

• Promover os direitos humanos.

 

 

Durante esses oito anos a RENOSP-LGBTI+ enfrentou e venceu uma série de obstáculos para sua estruturação e em 2018 chegou à sua maturidade e tornou-se uma associação sem fins lucrativos, com personalidade jurídica de direito privado. Atualmente a RENOSP possui representatividade em diversos estados brasileiros e no Distrito Federal, tendo membros de diversas forças de segurança (Militares das Forças Armadas, Policiais Federais, Policiais Militares, Bombeir@s Militares, Policiais Civis, Policias Rodoviários Federais, Guardas Municipais, Agentes do Sistema Penitenciário, Perit@s criminais, Legistas, Papiloscopistas e Policiais Legislativos).

Em 6 de dezembro de 2018 a RENOSP-LGBTI+ realizou o II Encontro Nacional de Operadores de Segurança Pública, na sede do Ministério da Justiça, em Brasília, no qual houve deliberação pela mudança do nome da rede para RENOSP-LGBTI+, de forma a contemplar outras identidades. Também foram definidas alterações estatutárias e eleit@s @s ocupantes dos cargos da rede para o biênio 2019-2020.

Também foi realizado em 7 de dezembro de 2018, na sede do Ministério dos Direitos Humanos, em Brasília, o III Seminário de Segurança Pública sem LGBTIfobia, que teve como tema “Direitos humanos e diversidades: perspectivas democráticas para a segurança pública brasileira, e discutiu aspectos relevantes da segurança pública brasileira com foco na promoção de direitos humanos e no combate à LGBTIfobia. Os convidados palestrantes foram especialistas em ramos do conhecimento conectados com a realidade da segurança pública brasileira e com a pauta dos direitos humanos.

A RENOSP-LGBTI+ tem caráter democrático, consultivo, informativo, mobilizador, preventivo e assistencial. É autônoma, não vinculada a partidos políticos, grupos religiosos e/ou quaisquer entidades cujos fins não digam respeito às suas finalidades institucionais. A rede funciona sem qualquer auxílio ou subsídio público e seus membros são tod@s voluntári@s.

SCN Qd. 4, B nº 100, 12º Andar, Centro Empresarial Varig
Brasília-DF CEP 70.714-900
renosplgbti@gmail.com 
(61) 991-069-949